top of page
romaine-carelli-arquivo-de-receitas.jpg

RECEITAS

  • Romaine Carelli

Massa Básica Para Pizza

Meu sobrenome não nega a origem, amo massa, amo pizza.

Como gosto de contar uns “causos” vou falar um pouco da pizza e dar uma receita super bacana de massa básica. Quase tudo quanto é história de algum prato ou ingrediente que contamos começa com os egípcios ou gregos, natural! Pelos relatos e livros eles foram os primeiros a misturar farinha e água. Já em outras leituras há afirmações acerca dos gregos, e assavam a massa em pedras quentes. Sei que desse trelele a “novidade” chegou a Etrúria, isso mesmo dos Etruscos. Desde 300 anos antes de Cristo os fenícios já colocavam coberturas na massa, carne, cebola… Os turcos começaram a colocar cobertura no pão durante a Idade Média, daí por causa das cruzadas, isso chegou a Itália através do porto de Nápoles. E a partir daí, deu origem a pizza que hoje conhecemos. No comecinho os ingredientes mais comuns nas pizzas eram; azeite e ervas regionais. Mas os italianos acrescentaram o tomate, que foi descoberta na América e levado pra Europa pelos espanhóis. Mas naquele tempo a pizza ainda não tinha esse formato que conhecemos hoje, parecia mais um sanduiche. A pizza no Sul da Itália, era considera alimento de pessoas mais pobres, vendida em todo canto por ambulantes, e com ingredientes baratos. O propósito dela era matar a fome! A partir daí a nossa queridinha começou a correr o Mundo, e deu-se o surgimento da primeira pizzaria, a Port’Alba. Aqui no Brasil a pizza chega por meio dos imigrantes italianos, claro! O dia da pizza é comemorado no dia 10 de julho desde 1985. Já virou patrimônio, vamos concordar.

“O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás”

O Brás é um bairro icônico de São Paulo, onde no início era um bairro de imigrantes italianos e não podia ser outro a receber a nossa queridinha, pelo menos minha é! Foi ali que começou o surgimento das nossas pizzarias. Lê-se por ai que o napolitano Carmino Corvino, o dom Carmenielo, dono Cantina Santa Genoveva (que não existe mais), foi onde as primeiras pizzas começaram a circular por São Paulo. Daí foi efeito, abriram mais um monte indo na onda.

La Verace Pizza Napolitana Lá pelos anos de 82, em Nápoles fundaram a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana. O objetivo deles sempre foi de promover a cultura e a tradição da pizza, confesso que algumas “defesas” são um pouco puristas demais. Com várias regras, e pizzas com selo DOC. Vamos logo fazer a nossa pizza?


 

DIFICULDADE: Fácil TEMPO DE PREPARO: 2 horas RENDIMENTO: 8 pizzas porções


VOCÊ VAI PRECISAR DE:

  • 500g de farinha de trigo

  • 1 pitada de sal

  • 2 colheres de sopa de levedura de cerveja

  • 2 colheres de sopa de óleo

MODO DE PREPARO:

  1. Peneire em uma tigela a farinha o trigo e o sal, faça uma cavidade no meio e despeje a levedura dissolvida em um tico de água morna e o óleo. Misture bem.

  2. Junte água aos poucos, até obter uma massa firme.

  3. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove bem por 10 minutos.

  4. Faça uma bola com a massa e deixe descansar coberta e em local aquecido por 1 hora ou até que ela dobre de volume.

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Vatapá

bottom of page